Usos permitidos

Usos permitidos

CC 2.1.0.47 indica que os fundos do prêmio devem beneficiar os(as) trabalhadores(as), suas famílias e suas comunidades. O prêmio pode ser usado para:

  • Projetos sociais, incluindo atividades gratuitas / subsidiadas, equipamentos e instalações acessíveis aos(as) trabalhadores(as) e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Como exemplos se incluem projetos dedicados à saúde, esportes coletivos, aprendizagem e o material lúdico para crianças, bibliotecas móveis para trabalhadores(as) e muitos outros. Em seguida, um exemplo de investimento comunitário Fundação de Trabalhadores Unidos de Bananeira Don Marce (FUTUBAN) que atua como Comitê do Prêmio de plantação certificada da Colômbia; 
  • Formação e treinamento de trabalhadores(as), seus(as) filhos(as), famílias e comunidade. Também pode se incluir a educação de adultos(as) e programas de alfabetização, capacitação em direitos trabalhistas, capacitação para o CPF, planos de bolsas para a formação de trabalhadores(as) e dos seus(as) filhos(as), saúde comunitária e outras necessidades educacionais ou de treinamento.

Associação de Trabalhadores de Plantações Agrícola Manzanillo (ASOTRAPAM), a Associação de Trabalhadores Villa Sinda (ATVISA) e a Associação de Trabalhadores de Hispaniola (ATHI) investiram os recursos do prêmio FAIRTRADE para criar o mais importante Centro de Estudos Técnicos Laboral da Linha Noroeste, que beneficiará mais de 1.500 pessoas. Neste Centro, são oferecidos cursos e carreiras técnicas ministradas pelo Instituto de Formação Técnica Profissional (INFOTEP), contando na oferta curricular com o acompanhamento de valores oferecidos pelas irmãs da congregação religiosa católica Missionárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria com sede em Villa Vásquez (República Dominicana)         

   

  • Projetos econômicos, incluindo empréstimos a juros baixos para a criação de pequenas e médias empresas; projetos voltados para a criação de novos empregos; criação de lojas cooperativas onde os(as) trabalhadores(as) podem comprar suprimentos em geral; pagamentos incondicionais em resposta às circunstâncias específicas (por exemplo: uma situação de crise como o incêndio da casa de uma família). O CPF deve definir e registrar por escrito os critérios e limites dos microfinanciamentos. Além disso, poderá se apresentar a um interessante competitivo.

Desde 2013 a Associação Flores del Monte da Argentina investe parte dos recursos da aquisição de bolsas nutricionais para todos os(as) seus(as) trabalhadores(as):

  • Infraestrutura e meio ambiente, incluindo novas edificações, reforma, instalações de treinamento e recreação, transporte, como ônibus escolar, serviços básicos como cercamento de residências. O Prêmio do Comércio Justo Fairtrade também pode ser usado para serviços que não são de responsabilidade do(a) empregador(a), mas não estão sendo atendidos(as) pelas autoridades responsáveis, como: iluminação comunitária, plantação de árvores, remoção de vegetação estranha ou iniciativas de reciclagem.

O CPF das Bodegas Emiliana do Chile investiu recursos do prêmio na construção de uma ponte comunitária que permite a mobilidade das famílias dos(as) trabalhadores(as)

  • Administração das atividades do CPF, incluindo despesas legais, despesas contábeis, comunicação, despesas com comparecimento a reuniões, transporte, auditorias internas e / ou externas ou pagamentos ao pessoal contratado.

* No link a seguir você pode visitar a página da Corporação Sem Limites da Colômbia, onde relatam toda a sua gestão jurídica. As despesas desses relatórios são cobertas com recursos do prêmio FAIRTRADE.

https://www.csinlimite.org/#!visin-/c228o

¡Haz clic para puntuar esta entrada!
(Votos: 0 Promedio: 0)