Os cinco valores do Comércio Justo
O Comércio Justo é baseado em cinco valores que orientam as formas de trabalho, que as organizações certificadas Fairtrade deveriam realizar, e que estão incluídos nos diferentes requisitos dos estândares. Estes são:
Democracia
É a organização voluntária de pessoas para se envolverem em qualquer tipo de ação coletiva e participação na tomada de decisões que busquem alcançar uma visão comum.
O Comércio Justo começa com produtores(as) e trabalhadores(as) trabalhando juntos em organizações com estruturas e práticas democráticas para construir negócios mais fortes, que possam competir em mercados (inter)nacionais e garantir melhores condições de vida.
Série Radial Cinco Valores para a Vida, capítulo “A Democracia”. Ouça a história de Fermín, produtor de mel na Argentina (só em espanhol).
Transparência
A transparência é uma prática integrada na gestão da governança de organizações inclusivas e democráticas, bem como nas relações comerciais que se criam, a fim de estabelecer uma relação de confiança do produtor(a) ao consumidor(a).
Série Radial Cinco Valores para a Vida, capítulo “Transparência, mais clara que a água”. Ouça a história de Gabriela, presidenta de um Comitê de Vigilância na República Dominicana (só em espanhol).
Solidariedade
Oferecer apoio ou ajuda sem nenhum interesse em receber algo em troca, colaborando uns(umas) com os(as) outros(as) para atingir esse objetivo comum. O Comércio Justo não é caridade, mas uma colaboração solidária para a mudança e o desenvolvimento por meio do comércio.
As transações existem dentro de um “contrato social” no qual os compradores concordam em fazer mais do que o mercado convencional espera, como: pagar preços justos, fornecer pré-financiamento e oferecer apoio ao desenvolvimento.
Série Radial Cinco Valores para a Vida, capítulo “A Solidariedade é sentida no coração.” Ouça a história de Emilio, um trabalhador da plantação de banana no Equador (só em espanhol).
Equidade
A igualdade implica receber o mesmo tratamento sem considerar as diferenças. Equidade é um valor que se refere à igualdade de oportunidades que qualquer indivíduo deve ter, independentemente de suas diferenças.
O Comércio Justo busca empoderar os(as) agricultores(as), trabalhadores(as) e artesãos(ãs) para ter mais controle sobre seu próprio futuro. O princípio da equidade deve prevalecer nas relações entre organizações e sociedades, ou seja, o tratamento mútuo deve ser celebrado sem abusar das fraquezas e fortalezas de uns(umas) ou de outros(as).
Série Radial Cinco Valores para a Vida, capítulo “Equidade, uma luta diária.” Ouça a história de Valeria, uma produtora de cacau na Colômbia (só em espanhol).
Respeito
A consideração e a valorização especial que se tem por alguém ou algo, que é reconhecido como valor social ou especial diferença.
Muitas formas de respeito são baseadas em relacionamento mútuo ou reconhecimento de valor social ou ambiental. O Comércio Justo se baseia em modos de produção e comercialização que colocam as pessoas e o planeta à frente dos benefícios econômicos. O Comércio Justo também conecta produtores(as) e consumidores(as).
Série Radial Cinco Valores para a Vida, capítulo “O respeito, nossa força.” Ouça a história de Sofía, uma produtora de café na Guatemala (só em espanhol).
Exemplos aplicáveis ao estândar de plantações
São os 5 Valores que iremos encontrando nos diferentes requisitos do estândar do Comércio Justo e que também devemos levar em consideração ao implementar os requisitos do estândar, principalmente em questões que serão vistas mais adiante como gerenciamento do prêmio.