O Diagnóstico Estratégico tem como objetivo conhecer a situação atual da empresa, quanto ela vale, ou seja, o valor dos investimentos que totalizam o seu patrimônio. Além disso, quais os resultados que tem obtido em termos de remuneração do capital investido. O Diagnóstico Estratégico constitui a primeira etapa para a realização do Planejamento da propriedade rural como empresa rural.. Para que a empresária rural desenvolva as atividades produtivas é necessário o emprego de alguns recursos que precisam ser plenamente conhecidos e dimensionados, tais como: terra, benfeitorias, mão de obra, insumos, máquinas, equipamentos, animais, culturas, estoque, conhecimento, serviços (assistência técnica, terceirização, energia elétrica, transporte, consultoria e outros), tributos, legislação, instituições privadas (Sindicatos, Associações, Cooperativas, Agentes Financeiros, etc.), instituições públicas (Federal, Estadual e Municipal), tecnologia da informação, mercado, entre outros. Para a melhor compreensão dos recursos e fatores de produção, estes devem ser organizados, quantificados e avaliados de forma que possibilite o seu dimensionamento. A esses fatores de produção chamaremos de “capitais”. É de responsabilidade da Empresária Rural a utilização eficiente e sustentável dos capitais empregados no desenvolvimento das suas atividades. A Empresária Rural deve fazer ao menos uma vez ao ano o levantamento dos capitais, detalhando os elementos envolvidos e analisando os resultados. Essa ação é chamada de “Diagnóstico Estratégico”, determinando para isso a melhor época segundo as atividades da empresa, podendo ser utilizado como período o calendário fiscal, o calendário agrícola ou em outra data definida pelo Empresário Rural. Uma vez feito o Diagnóstico Estratégico da empresa, os demais serão atualizações de valores que servirão como comparativo para observar as alterações nos capitais, do desempenho das atividades da empresa, entre outras. O Diagnóstico Estratégico será um instrumento para avaliar a situação atual da empresa, de forma quantitativa (investigação, coleta, registro, ordenação e análise de dados e informações) e qualitativa (levantamento dos pontos fortes e fracos relacionados ao ambiente interno da Empresa Rural).