Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
Este curso está fechado no momento
  1. Bem-vindo ao curso

O que significa ter o selo de Comércio Justo Fairtrade em uma plantação de banana ou flores, em uma adega que produz vinho ou em uma fazenda de mirtilo, physalis e abacaxi? Quem é responsável e encarregado(a) de realizar a implementação da norma Fairtrade com todos os seus componentes? Quais são os princípios fundamentais sobre os que esta norma foi elaborada?

Tanto técnicos(as), trabalhadores(as) e empresários(as) devem enfrentar muitos desafios para implementar esta norma em suas empresas, que inclui requisitos trabalhistas, ambientais e comerciais. A isso deve ser adicionado o desafio de formar e manter comitês de trabalhadores(as) que talvez nunca tenham estado diante da possibilidade de gerenciar fundos como o prêmio do Comércio Justo.

Não é apenas o organismo de certificação FLOCERT que exige que todos(as) os(as) envolvidos(as) em uma plantação certificada estejam preparados diante da norma. Senão que os(as) mesmos(as) envolvidos(as) veem a necessidade de melhorar continuamente para uma melhor gestão dos recursos econômicos, do talento humano e de sua produção.

É por isso que a CLAC preparou este curso, de curta duração, de 5 módulos que combina diferentes recursos e materiais que permitem aos(as) participantes fazer um percorrido pelo estândar FAIRTRADE para situações de trabalho contratado. Esperamos que possa ser do interesse e benefício para todos(as) os(as) trabalhadores e trabalhadoras, dos Oficiais Fairtrade de cada plantação e dos(as) empresários(as) que estão comprometidos(as) com uma mudança de paradigma em comparação com o comércio convencional. Bem-vindos e bem-vindas!

  • Conheça nossa plataforma de Gestão do Conhecimento Claase

Claase é a plataforma virtual da CLAC para a gestão e troca de conhecimentos. Seu objetivo é facilitar a transferência de informações e recursos para aprendizagem e troca de conhecimentos entre a CLAC e seus membros, comunidades e aliados(as) pelo Comércio Justo da América Latina e do Caribe.

A plataforma incorpora uma biblioteca virtual para o serviço bibliográfico, acesso a recursos e ferramentas dinâmicas correspondentes às áreas de trabalho da Estratégia de Serviços CLAC, um espaço para a formação virtual através da contínua autoaprendizagem ou facilitação à distância e uma comunidade para a troca de ideias, opiniões e experiências sobre dez temas específicos.

O uso integrado dos três componentes da plataforma Claase visa a gestão sustentável da informação e do conhecimento que se desenvolve tanto na organização como aos(as) seus(uas) utilizadores(as).

  • Materiais e estrutura da oficina

Este curso é dividido em 5 módulos com tópicos prioritários para o treinamento de membros de plantações certificadas Fairtrade. Cada módulo contém material de leitura, um exercício sobre os temas abordados e um exame simples, que é apresentado na forma de questionário que serve para a autoavaliação do participante. Cada exame tem um máximo de 100 pontos e deve ser aprovado com um mínimo de 60%. São permitidas duas tentativas por exame.

Os exercícios práticos de cada módulo permitem aplicar os conhecimentos desenvolvidos no módulo. Os exercícios serão revisados pelo tutor, que irá devolver ao participante uma retroalimentação por escrito.

A metodologia inclui materiais de leitura, onde cada participante avança de acordo com sua disponibilidade de tempo. Além disso, essas leituras contam com material audiovisual e infográficos. No final de cada leitura, o participante deve pressionar o botão “completar”.

Este curso se completa com encontros virtuais que permitem a interação com o tutor e o aprofundamento de um assunto em particular. No total, o curso conta com 5 encontros virtuais.

Cada módulo está habilitado de acordo com o cronograma previamente estabelecido e alinhado com os encontros virtuais.

¡Haz clic para puntuar esta entrada!
(Votos: 0 Promedio: 0)